domingo, 22 de maio de 2011

Tecnologias no Ensino à Distância

Desde que as tecnologias começaram a fazer parte da sociedade, aconteceram varias mudanças nas maneiras de ensinar, aprender. As pessoas têm contatos diretamente com diversos tipos de mídias diariamente. Professores utilizam destas mídias para ajudar nas atividades pedagógicas durante as aulas, a partir dessas informações e vivencias que foram incorporadas a partir das interações com radio, filmes e televisão, atividades em computadores e internet. Estas atividades resultam em um novo modelo de educação, saindo das rotinas da sala de aula.
É mais fácil pensar em aulas mais dinâmicas, que faz com que o aluno se sinta seguro em pesquisar, procurar novos conhecimentos, mesmo que o professor esteja a quilômetros de distancia, o importante é que o professor consiga usar as ferramentas disponíveis para se comunicar e transmitir o seu conhecimento para os alunos de maneira rápida, fácil e dinâmica. O professor mesmo presencial deve utilizar ferramentas como livros, vídeos, e outros, porem deve fazer um planejamento de como utilizar esses conteúdos pedagogicamente, refletir como essas informações serão recebidas pelos alunos, este tipo de preocupação é trabalhado constantemente pelos professores EAD, que buscam utilizar uma linguagem simplificada utilizando a internet como ferramenta, e transmitindo ao aluno de maneira clara e objetiva aos alunos.
Embora o ensino a distância, seja uma evolução da tecnologia, ainda existem ferramentas que continua como no ensino presencial, por exemplo, as aulas mesmo virtuais, existem um professor que faz um planejamento de determinado conteúdo e repassa este para os alunos através de vídeo-aulas, onde o aluno assiste e consegue entender o conteúdo interagindo com o professor e com os tutores online.
O ambiente virtual de aprendizagem deve ser de fácil acesso, com linguagem simples e de fácil compreensão. Pois o uso isolado, continuo e sem auxilio de tutores e professores fazem com que a mídia utilizada na interação ensino/aprendizagem canse os alunos e logo os mesmos desanimam e desiste do curso.
 Isso faz com que a instituição se preocupe em renovar os métodos de AVA que melhor se adapte aos alunos respeitando sua cultura, raça e religião. Deve-se utilizar uma metodologia pedagógica organizada, buscando relacionar o ensino a distancia de qualidade para o processo de aprendizagem, em que se valoriza o dialogo e a participação de todos os envolvidos no processo. Fazendo com que a distância entre professor/aluno e aluno/aluno não seja um obstáculo para o aprendizado. A possibilidade da interação dessas pessoas envolvidas no ensino faz com que o ambiente fique mais dinâmico e vai criando um vinculo, onde o aluno começa a se adaptar com o novo método de ensino, se sente mais seguros em buscar novas informações para completar seus conhecimentos.
O AVA foi desenvolvido pensando em pessoas que moram e lugares distantes e de deificil acesso para freqüentar uma sala de aula diariamente, e para as pessoas vivem na correria do dia-a-dia, o ensino a distancia vem facilitando a vida acadêmica de muitas pessoas, sendo uma das melhores tecnologias empregadas para o ensino/aprendizagem, garantindo aos alunos um aprendizado mais atualizado e personalizado.
O ambiente virtual de avaliação deve conter ferramentas como fórum, chats, quadro de aviso, Aulas digitais e web aulas. Com essas ferramentas é possível que o aluno faça seu horário de estudo, e em qualquer horário que o aluno acessar seu portal estará disponível essas ferramentas que auxiliaram no aprendizado dos alunos.
 O ensino presencial não esta com os dias contados por conta da tecnologia na verdade as instituições presenciais também estão adotando a tecnologia para melhorar e impulsionar a metodologia de ensino. 
O ensino a distância vem aumentando gradativa e conquistando seu espaço, dando a oportunidade de muitas pessoas estudarem ensino de qualidade, os capacitando para o mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário