domingo, 22 de maio de 2011

Metodologias aplicadas no Ensino a Distância

No processo de ensino à distância no Brasil, utilizam-se ferramentas indispensáveis para avaliar a capacidade, a potencialidade e as limitações na sua utilização. Portanto para que o ensino a distância aconteça é importante que se escolha uma metodologia precisa, detalhada, rigorosa e exata de todas as etapas que envolvem o processo do ensino e aprendizagem dos envolvidos. A metodologia pode ser dividida em vários processos para atingir seu objetivo.
A Interatividade é uma das principais ferramentas utilizadas no ensino tradicional, sendo esta interatividade relacionada no ensino presencial, e principalmente no ensino a distância, onde ocorre uma interação de professores/professores, alunos/ professores, alunos/alunos. Nesta etapa de interatividade ocorre o processo de avaliação e feedback do processo educacional, ou seja, nesta fase o professor consegue se comunicar com o aluno e verificar se o que foi plano de estudo foi bem absorvido pelo mesmo, esclarecendo possíveis dúvidas, que surgem conforme é feito uma retrospectiva do que foi estudado. No ensino presencial a interatividade é exposta quando os participantes estão interagindo, debatendo determinado tema, colocando seus pontos de vista, isso pode ser chamado de interação síncrona, pois acontece em tempo real, entre os envolvido no processo educacional: professor/aluno e aluno/aluno. No ensino a distância existe uma lacuna entre o professor/aluno, devendo ser trabalhado de forma que o aluno não se sinta abandonado, desmotivado em continuar o estudo sem a presença do professor. A interatividade entre professor/aluno no ensino a distância deve ser trabalhado de forma mais clara, e simples, para que o aluno consiga entender o que o professor esta passando, sentindo-se seguro e confiante para buscar novas informações em suas pesquisas, completando seu processo de aprendizagem.
O hipertexto é uma segunda ferramenta utilizada no processo de ensino e aprendizagem, usando uma leitura não seqüencial, não linear. O hipertexto permite que o leitor faça varias escolhas, varias interpretações de determinado tema, sendo os mais lidos em uma tela interativa. Usualmente são utilizados por pedaços de textos conectados por link que quer dizer “atalho”, onde é possível fazer ligação de determinado assunto, sendo mais detalhado e especifico, no meio do texto onde o leitor esta acompanhando a leitura. A busca da internet fica mais ampla, sendo mais fácil localizar rapidamente conteúdos e informações relacionados a assuntos desejados. Podendo deixar junto ao texto ligações que nos leva a outra pagina virtual, relacionada com o que queremos citar ou completar nossa idéia.
A conectividade é outro processo utilizado dentro da metodologia que abrange o ensinar e o aprender. A conectividade proporciona a interação de alunos e professores em tempo real, em diferentes lugares. A sala de aula continua com o mesmo professor mais a metodologia é diferente, a visão de ensinar muda, e os alunos começam a se envolver dentro de um novo  mundo de aprendizagem, tornando o aprendizado mais dinâmico, diferenciando do método de ensino presencial.
A metodologia deve ser aplicada como uma estratégia, sendo o aluno o cetro do processo de ensino-aprendizagem, onde o professor deixa de ser um transmissor de conhecimento, mas sim colaborador/facilitador na transmissão de conhecimentos. Este modelo de educação a distância visa criar um ambiente onde os alunos consigam construir um alicerce de conhecimentos, embasados numa estrutura pedagógica, podendo firmar relações de colaboração e interação entre todos os envolvidos no processo, tanto professor/professor, aluno/professor, aluno/aluno e principalmente aluno/conteúdo. Os alunos EAD, deixam a rotina de encontrar tudo pronto pelo professor presencial, e começam a se adaptar com a tecnologia, se desafiando e buscando por si só novas informações, construindo assim suas estruturas de conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário